A ARTE DE VIVER O AGORA




“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mt 6.25-34)


Essa passagem é tema de diversas pregações sobre as preocupações da vida, afinal, é muito comum nos preocuparmos com as coisas que nos rodeiam. Somos humanos e precisamos de algumas coisas básicas para sobreviver, e isso nos gera certa preocupação. No entanto, a Bíblia nos mostra o aposto através desses versículos no evangelho de Mateus. Deus sabe exatamente daquilo que precisamos, Ele conhece todas as nossas necessidades físicas, mas Ele quer que entendamos que as nossas necessidades espirituais são muito maiores, por isso devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.


Certa vez, uma professora que observava seus alunos me disse que a geração atual tem muitos problemas psicológicos por não saber viver o presente. Alguns pensam demais no passado, e com isso eles sofrem, porque é impossível mudar o que já passou. Outros tendem a pensar demais no futuro e acabam sofrendo de ansiedade, já que é impossível fazer o tempo passar mais rápido. Quando ouvi isso, me lembrei de que Deus já nos advertia biblicamente para nos preocuparmos com o agora, porque Ele cuida de todo o restante.


Viver o agora parece ser muito difícil, já que, muitas vezes, nos sentimos fadadas pelo passado ou nos importamos unicamente com o futuro. No entanto, peregrina, a vida é feita de etapas, e não podemos chegar a lugar algum se não passarmos pelo presente momento.


Quando você aceitou Jesus como único e suficiente salvador, o seu passado foi apagado e tudo se fez novo. Ao aceitá-lo, você também entregou sua vida, o agora e o porvir, ou seja, isso não pertence mais a você, já que foi tudo entregue a Ele para que Ele cuidasse. Por isso, viver o agora é entender que Jesus está no controle de todas as coisas e que não podemos tomar o que já foi dado. Todas as vezes que nos preocupamos demais com as coisas passadas e futuras, estamos tomando nossas vidas das mãos do Criador. Mas, pare! Tudo está nas mãos dele e em segurança. Não há lugar melhor que esse para depositarmos nosso viver.


Nosso Pai não quer que fiquemos presas à tais noções de passado e futuro, mas que vivamos o presente ao lado dele. Viver o agora implica em sermos gratos por tudo aquilo que nos cerca, uma vez que tudo isso nos prepara para aquilo que Ele guarda pra nós. Esteja certa de que, se você procura viver nos caminhos de Deus, você está onde deveria estar, e o momento atual é extremamente importante na sua vida. Não adianta querer pular etapas. É como em um jogo em que precisamos passar por fases para chegar ao objetivo final. A diferença em que o início, o meio e o fim de nossas vidas é sempre Jesus.


Viver o agora é dar cada passo sendo instruída por Deus, pois ao andar com ele, não precisamos dar passos largos ou curtos demais. Ele é a medida certa e leva-nos exatamente aonde devemos pisar.


Com todo este turbilhão de informações e responsabilidades que estamos expostos, pode-se dizer que viver o presente é uma arte. Às vezes, não dominamos técnica alguma, mas, ao sermos ensinados e capacitados pelo Pai, produzimos coisas maravilhosas.


Se conecte com Reino de Deus e sua justiça, e todas as outras coisas serão postas em sua vida. Não há nada mais importante que buscar as necessidades espirituais primeiramente. Lembre-se sempre de que o Senhor é seu pastor e Ele não te faltará!


*Pontos-chave sobre o presente:

- Valorize o seu tempo atual, ele é o mais importante agora;

- Valorize quem te cerca atualmente, pois não sabemos o dia de amanhã;

- Valorize o que Deus te ensina diariamente, precisamos de alimento diário e Ele sempre nos dá o que precisamos para viver hoje.


Por Isabela Narente

915 visualizações

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon