Achei descanso para minha alma


A correria, a rotina, os prazos para entregar algo, a espera de uma nota ou de uma aprovação. O cansaço, o medo, a ansiedade, o desgaste, já estão querendo entrar a todo custo pela porta e tentam, constantemente, roubar a sua paz e tranquilidade. Mas, um fim de ano se aproxima e com ele, a tentativa diária de repor as energias e seguir em frente até tudo acabar. Como você tem lidado com suas emoções?


Bom, eu não sei pelo o que você tem passado, mas geralmente essa época do ano é a época que, muitas vezes, só o que queremos é que as férias cheguem logo. Algumas estão em provas finais, outras, à espera de um resultado no vestibular e/ou em busca da aprovação no trabalho de conclusão de curso. Talvez, você tenha estabelecido metas início do ano, porém, fazendo o check-list do que foi cumprido, não foi o que você esperava. Talvez, você esteja aflita tentando resolver problemas ou num momento importante da sua vida, no qual tenha que tomar decisões. Seja lá qual for sua situação, há uma palavra do Pai para todos os momentos da nossa vida:


“Vinde a mim, todos vocês que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mt 11: 28 30


Esse é um versículo muito conhecido. Como sabemos, jugo nos remete a peso. É uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. Há algo interessante nesses versículos. Primeiramente, Jesus nos faz um convite: se formos até Ele, Ele nos trará alívio, porém ele continua dizendo que, se aceitarmos o jugo Dele no lugar do nosso, encontraremos descanso e ainda nos promete que o jugo dele é leve. Mas qual a diferença de alívio e descanso?


“Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.”

Sl 5:11


Eu acredito que, qualquer pessoa que vá até Jesus, Ele dará alivio. No entanto, descanso não significar apenas ir, mas sim, um lugar de permanência que temos acesso quando escolhemos nos refugiar Nele, só lá encontramos nosso lugar de paz. Quantas vezes, na tentativa de resolver um problema ou de tomar uma decisão, tentamos falar com várias pessoas, resolver tudo do nosso jeito e só depois é que nos voltamos para Ele? Até isso acontecer, já estamos cansadas, frustradas ou ansiosas.

Outro ponto interessante é que Jesus fala de descanso para nossa alma, isso diz respeito as nossas emoções. Você já deve ter notado o quanto as circunstâncias [em que não temos controle algum] podem nos deixar estressadas e de mau humor, além de outras coisas que já citei aqui.


Você já parou para observar o quanto aqueles homens ou mulheres de Deus que você admira conseguem fazer tantas coisas? Ir para a academia, faculdade, ministério, trabalho, casa, algumas pessoas são casadas têm filhos e, de fora, você pensa: “Como será possível administrar tudo isso e parecer que não passa por problemas?”. Não é admirável a sensação que elas passam de estar em paz e alegres?


A rotina e as decisões fazem parte da nossa vida, essas coisas só não podem roubar a nossa paz. Eu acredito que é possível termos responsabilidades, uma agenda cheia e, ainda assim, desfrutar de paz e alegria durante nosso dia a dia. No lugar de medo, ansiedade e preocupações, terá lugar a paciência, bom humor, domínio- próprio. Não podemos mudar as circunstâncias, mas podemos escolher como agir diante delas.


Confie em Deus para tudo o que você precisa!

Muita calma nessa alma

Vai ficar tudo bem

Muita calma nessa alma

Lembre-se de quem você tem.

(Marcela Tais)


Carolina Carvalho

1,115 visualizações1 comentário

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon