Descobrindo o Lugar Secreto


Escrever a respeito do Lugar Secreto gera em mim grande peso de responsabilidade. Deixe-me explicar o que quero dizer...


Temos ouvido tanto sobre esse tema, tantas ministrações e palavras pastorais que enchem o nosso coração de expectativa pela presença de Deus. E, sem sombra de dúvida, quero que esta conversa não seja apenas mais um artigo. Mas, uma carta aberta sobre os sonhos do meu coração para uma geração de mulheres que se levanta pautada em sua identidade em Cristo Jesus.


Deus tem um compromisso com sua Palavra. Ele não mente ao nosso coração. Não nos engana, mas, na verdade, está comprometido a nos trazer de volta para os Seus braços, a nos atrair para Sua presença e demonstrar o amor profundo que tem.

No Livro de Oséias presenciamos Deus dizendo a um profeta para se casar com uma prostituta a fim de resgatá-la daquela vida. Em algumas ocasiões, essa mulher decide deixar o seu lar e voltar para as ruas da devassidão. Após tê-lo rejeitado e abandonado por várias vezes, o profeta perdoa sua mulher e a aceita novamente como esposa. Assim Israel tratava Deus, sempre voltando aos seus adultérios. Sempre tentando controlar seu próprio destino.

Essa história nos ensina como Deus nos ama e está disposto a esperar por nós nos trazendo de volta para Ele uma vez mais. Então, se sabemos que somos amadas dessa forma, por que temos tanta dificuldade em permanecer no Lugar Secreto? Por que saímos tão rápido desse ambiente de aconchego que temos juntas a Jesus? Independente de nossas respostas a tais questões saiba que: Deus está comprometido a estar a sós conosco para falar aos nossos corações.


“... eis que vou levá-la para o deserto e lá, a sós, falarei ao seu coração.”

Oséias 2.14 King James


O lugar em que podemos ser nós mesmas

Mas, o que vem a ser o Lugar Secreto? Que princípio bíblico está relacionado a ficarmos a sós com Deus. No Evangelho de Mateus, observamos Jesus ensinando como orar. Primeiro, ele diz que oração não deve ser feita com o fim de sermos vistos pelos homens, pois assim agem os hipócritas. Tais homens já receberam sua recompensa, foram vistos e isso é o que lhes restam. Depois disso, Jesus nos diz como devemos proceder.


“... quando orares entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto te recompensará.” Mateus 6.6


Nosso quarto é o lugar mais íntimo da casa. Nesse lugar não entra qualquer pessoa, apenas os mais próximos. Nesse lugar, sempre podemos ficar à vontade com nossas roupas mais confortáveis, sem ter vergonha alguma. O quarto não é um lugar de aparência, mas de realidade. Além disso, é nesse lugar que descansamos, que recuperamos nossas forças e que sonhos são renovados enquanto, simplesmente, podemos nos deitar e adormecer. Nesse lugar em que ninguém nos vê é onde temos a liberdade para sermos nós mesmas. Lá, Deus nos vê e nos convida a um encontro de amor.


Muitas vezes, Jesus se afastou da multidão para estar a sós com o Pai. Até mesmo os seus discípulos notaram que a Sua vida de oração era marcante. Um de seus amigos lhe pediu que o Senhor os ensinasse a orar. Ele reconhecia a intimidade que Jesus tinha com Deus e que Sua autoridade emanava desse relacionamento pessoal.


“Certa ocasião, Jesus estava orando em um determinado lugar; quando concluiu, um de seus discípulos lhe solicitou: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como João ensinou aos discípulos dele”. Então, ele passou a ensiná-los: “Quando orardes, dizei: ‘Pai! Santificado seja o teu Nome, venha o teu Reino.’” Lucas 11.1-2


Há Liberdade para entrar no Santo Lugar

Acreditam nessa premissa? Não precisamos mais nos esconder e nem terceirizar nosso relacionamento com Deus. Vivemos em comunidade, vamos à igreja e ouvimos o sermão, e isso é realmente incrível, não é mesmo? Mas, Deus se revela a cada uma de nós de forma pessoal e individual quando paramos tudo para orar e ler as Escrituras. Não há mais obstáculos que nos separam do Senhor. Independentemente da cor de nossa pele, da posição social ou eclesiástica, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo novo e vivo Caminho.


Temos uma voz diante do Senhor e Ele nos chama para perto. Você consegue ouvi-lo? Há uma busca do coração de Deus por nós e Ele não se cansará até que ouçamos a sua voz. Aproximemo-nos com um coração sincero.


“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” Hebreus 10.19-23


Dicas práticas de como permanecer no lugar Secreto

O Lugar Secreto não se trata apenas de um ambiente externo, mas diz respeito a confiança que devemos ter em Deus de dentro para fora. É a paz que invade nosso ser quando a Palavra se torna viva em nós, pois o Espírito de Deus nos ensina todas as coisas.

De forma prática, precisamos separar tempo em nossas agendas tão corridas para estarmos com Deus. Como você funciona? Que ambiente singular te ajuda a se conectar com o Senhor? Crie uma rotina de oração e estudos bíblicos. Por exemplo, às vezes, me ajuda muito caminhar ou me sentar embaixo de uma árvore e ouvir o assoviar do vento. O vento realmente me conecta com a voz de Deus. Descubra a sua forma em cada temporada e seja perseverante mesmo quando sentir dificuldades em fluir.


Outra coisa que amo fazer é escrever. Um dia, enquanto eu estava em uma Sala de Oração, uma amiga me perguntou se eu escrevia cartas para Deus. Respondi que sim e ela me disse que Deus amava quando eu escrevia para Ele. O que fazemos em secreto, não está oculto aos olhos do Senhor e, muitas vezes, Ele revelará a outros como um sinal prático de que nos ouve. Minha amiga não sabia que eu escrevia cartas a Deus, mas Deus decidiu contar a ela como um sinal de que ele estava recebendo meus segredos. E assim, saibam que Ele recebe os seus.


Conte-nos: Como tem sido o seu tempo com Deus? Que orações feitas em secreto Ele tem te respondido? Como Ele tem envolvido o seu coração? Se Ele te levar ao deserto, lembre-se que: tudo o que Ele deseja é lhe falar ao coração.


Por Nayla Cintra

1,390 visualizações2 comentários

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon