Deus nos fez para florir



“Hoje estou tão feia.” - Disse uma voz tristonha.


No desabafo feito a uma amiga, alguém sussurrou seu pesar. Quando a ouvi, seu rosto me era desconhecido. Porém, senti-me comovida com o seu lamento. Ao me deparar com seu olhar, logo percebi quanta beleza nela existia. Era linda na cor morena de sua pele, no puxado de seus olhos e em suas afeições. E, mesmo tão vulnerável ao contar sua história, havia nela força e beleza. Lacrimejando em dor, a linda menina não se via bela.

A conversa continuou e, ao me intrometer no “bate-papo”, ofereci a elas batom e perfume. Disse que as entendia. Então, com tristeza ela falou: “Mas tia, você é linda!”. A realidade é que se estamos feridas e inseguras, não importa quanta beleza há em nós, simplesmente não nos reconhecemos formosas.


Quantas vezes nos sentimos feias ao olharmos o espelho? Algumas até já eliminaram da vida esse objeto de temor. Sabemos o que é tristeza em dias de solidão. Exclusas de beleza e amor, apenas esquecidas em nossas dores. Essa, porém, não é toda a verdade.

Deus nos fez para florir como em um belo jardim. Ele nos fez talentosas e cheias de vida. Quem é tão suave e tão forte como uma mulher? E tudo isso ao mesmo tempo? Carregamos ternura, bondade e um amor sacrificial. Apesar de sermos consideradas o sexo frágil, cuidamos de todos a nossa volta. Geramos no corpo e no coração. Somos chamadas para amamentar, proteger e suprir, literalmente e em metáfora.


Talvez, na infância, não tenhamos recebido as afirmações necessárias que liberariam nosso destino e nos fariam florir. O coração pode ter sido quebrado quando quem deveria amar e destacar formosura, tenha dito: “Você é feia!”, “É a cara de seu pai”, “É a cara de sua mãe”, “Você não é como...”. Isso causa um rombo na alma e cria a sensação de que, independente do que se faça, nunca é o suficiente ou bom o bastante para merecer amor.

Saiba que o que nos faltou só pode ser suprido em Jesus. Ele é quem libera o nosso destino. O Amado de nossas almas nos chama de belas e nos convida para dançar. Ele quer nos liderar. Com braços amorosos nos atrai, desvenda os nossos mistérios. Falando ao nosso coração cura as feridas.Quem ouvirá a voz do Amado? Quem responderá o Seu chamado?



“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”

- Oséias 2.14.


“Levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem.” - Cantares 2.10.


Para florir, é preciso apenas entregar a Jesus tudo o que há. Devemos oferecer a Ele nosso coração e cada uma de nossas faltas, dores e frustrações. O Senhor ensinará o perdão, tanto aos que nos magoaram, como a nós mesmas. Perdoar não liberta apenas os opositores, em essência, também nos tornamos livres, e isso faz-nos florir em beleza a Glória de Deus.

John e Stasi Eldredge, em seu livro “Em busca da alma feminina” afirma que: “Toda mulher no fundo de seu coração, deseja três coisas: ter um romance, desempenhar um papel insubstituível em uma grande aventura e revelar a beleza.


Esse é um desejo latente em nós: revelar a beleza. Essa beleza não é apenas externa, e la nasce de dentro para fora. Ela flui nos relacionamentos quando amamos de todo o nosso coração, quando dispomos a arriscar tudo dando o nosso melhor. Ela nos faz flutuar com vestidos coloridos e cores cintilantes. A essência dessa beleza se encontra em Deus, o Autor de nossa vida, o Consumador de nossa fé. Ele faz nosso cálice transbordar e seu vinho é incomparavelmente melhor.


Este é um convite para florir, para não mais nos escondermos a fim de não sermos feridas. Sem sabedoria, todo muro de proteção pode se tornar redoma. Abandonemos o medo para fluir no amor de Jesus. E que em qualquer estação, sejamos como jardins regados pelo Senhor.


“Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.” - Isaías 58.9-11


Então, levante-se querida amiga, pois o Amado está a chamar. Prepare-se e deixe que Jesus te cure, revele sua beleza e te faça florescer. Lembre-se: Deus te criou para florir.


Por Nayla Cintra

806 visualizações

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon