Dia 12: Relembrando as promessas de Deus

Quando eu era apenas uma menina, ousei sonhar com sonhos que pareciam grandes demais para conseguir concretizar. Pisar em outras nações como missionária é um de meus maiores desejos e ainda acalento a ideia de alcançar povos em outras Nações.


Em 2005, fiz o meu primeiro curso em Missões. Nessa Escola de Treinamento e Discipulado de JOCUM (Jovens Com Uma Missão) tínhamos que fazer um Semanário. Isto consistia em, de forma criativa, expressar o que tínhamos aprendido nas aulas da semana. Este caderno criativo precisava ter um tema e o meu se chamou “Promessas”, pois há muitos anos, esperava no Senhor para me lançar em Missões.


Ao estudamos a Bíblia, podemos retirar dela várias promessas de Deus. Algumas, o Senhor falou para um povo específico em determinado momento da história. Outras, porém, são atemporais e, é para todos aqueles que entregaram sua vida a Cristo Jesus. Além disso, há promessas Bíblicas que são condicionais. Isto significa, que para alcançá-las, precisamos obedecer a condição estabelecida por Deus em sua Palavra.

Há 8 mil promessas contidas na Bíblia: 5 mil no Antigo Testamento e 3 mil no Novo Testamento. Se retemos a Palavra em nosso coração (Provérbios 3), nos tornamos como casa construída sobre a rocha, alicerçados em obediência, nenhum temporal poderá nos abalar (Lucas 6.46-49).


Então, precisamos nos perguntar: onde temos estabelecido nossas raízes? Quais promessas de Deus tem marcado nosso coração e nossas decisões?


Quero compartilhar com vocês, algumas das quais, tem formado minha fé e gerado esperança para não desistir dos meus sonhos e projetos:


Deus nunca quebra suas promessas: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” Números 23:19 – O que temos que considerar é se temos andando nas promessas de Deus ou em enganos do nosso coração, pois o Senhor não mente e nunca mentirá!


Aquele que prometeu é Fiel: “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” Hebreus 10:23 – Esse é um dos aspectos mais incríveis do caráter de Deus, Sua fidelidade move o meu coração.


N’Ele, temos vida Eterna: “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” 1 João 2:25 – Sabemos que todas as coisas passaram, mas o Senhor estará sempre conosco, até a consumação dos séculos. Isso não gera esperança em seu coração?


Somos filhos de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1:12 – Nada se compara a ser filho. Nossa posição e função pode mudar ao longo do tempo, mas nos tornar filhos por adoção, é a maior expressão de amor do Pai.


N’Ele há salvação: “E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.” Joel 2:32 – Não sei se você já entregou sua vida a Jesus, se, ainda não o fez, não perca tempo! Pois n’Ele encontramos verdadeira paz e profundo amor. Jesus, nos dá salvação.


É importante saber esperar pela promessa:

“Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: "Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes". E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.” Hebreus 6:13-15

“Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual falei a vocês. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". Atos 1:4-5


Abraão alcançou a promessa após um longo tempo de espera. Ele não foi o único na Bíblia a passar pela prova do tempo. Davi foi ungido rei por Samuel, mas só chegou ao trono anos após esse dia. Jesus, disse aos seus discípulos que eles deveriam esperar pela promessa de ser revestidos pelo Espírito e eles experimentaram avivamento.

Alcançar certas promessas podem levar algum tempo, mas é preciso ser perseverante e esperar com confiança na fidelidade do Senhor. Que promessas você acredita que Deus confiou a você? E como isso tem gerado fé em seu coração?


Quando eu tenho dúvida sobre meu futuro e as escolhas diante de mim, eu oro. E me lembro que Deus prometeu que me mostraria o caminho que devo seguir (Salmos 32.8). Lembro-me que, Jesus é o Bom Pastor e que suas ovelhas ouvem a sua voz (João 10.27). Lembro-me, em quem tenho colocado a minha esperança: Em um Deus Poderoso, Fiel e Bondoso.


“O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.” Salmos 145:13


Não dá para falar de promessa sem falar de esperança e fé. Pessoalmente, ainda tenho muitos sonhos para realizar, muitas palavras proféticas que tenho esperado que se cumpram. Ainda quero caminhar por muitos países do mundo. Então, fixo meus olhos no Senhor e firmo meu coração em sua Promessa. Como Abraão, olho o céu e miro as infinitas estrelas, pois sei que o Senhor é fiel para cumprir o que prometeu.


Por Nayla Cintra

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon