Dia 13: Mantendo a esperança no coração

Eu estava olhando os stories do instagram quando umas das pessoas que eu sigo postou aquele quadrinho de perguntas escrito assim: “O que te dá esperança?”. A minha resposta quase que imediata foi: a visão que Deus tem do meu futuro. Além disso, eu acrescentaria: a bondade, a fidelidade, o caráter e as promessas. Isso me dá esperança.

A visão, porque Deus já está no nosso amanhã e sabe muito bem como nos conduzir no hoje até lá. A bondade, porque ela ousa e incansavelmente persegue as filhas de Deus, então certamente seremos, como uma onda do mar, alcançadas, vez após vez, por esse atributo de Deus, mesmo quando em meio ao caos (salmo 23:6). A fidelidade, porque saber que Deus é fiel, nos dá força o suficiente para continuarmos, confiarmos e descansarmos, com ou sem tempestade. O caráter, porque o nosso Pai não mente, e é digno da nossa mais profunda confiança. Por fim, as promessas, porque se você juntar todos os outros pontos acima, vai perceber que não tem como não acreditar nas promessas feitas por um Deus que além de deter a visão do futuro, ainda se move debaixo de um caráter bom e fiel.

“Esperança” refere-se a um estilo de vida, é mais do que um sentimento que vê como possível à realização daquilo que se aguarda. É, na verdade, a convicção de que todas as coisas certamente cooperarão para o bem (Romanos 8:28). É o penhor de quem sabe em quem tem crido. É o doce estado de paz, de dentro pra fora, que nutre a felicidade e nos motiva. É sobre não caminhar pelo que vemos ou sentimos, mas sim, pelo que cremos.

Em Jeremias 29:11 Deus garante ao seu povo que Ele bem sabe os planos e pensamentos que tem a respeito deles, e ainda acrescenta que são planos de paz e jamais de mal, para dar a eles o fim que esperam.

Sabe qual a única coisa que pode roubar de uma filha a chance de desfrutar da plenitude do que Deus tem para cada uma de nós? A decisão de não considerarmos as palavras desse bom Pai e dar mais crédito às circunstâncias do que à Palavra de Deus!

Precisamos te proteger e te alertar, existem sim ladrões, eles não vão roubar a esperança de você, mas podem deturpar o seu senso de esperança. Uma prova disso é que se não fosse tão preciso e necessário guardar o coração a Bíblia não nos teria instruído. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” -- Provérbios 4:23.

Ei Perê, preste atenção aqui, Deus nos dá uma instrução através desse versículo. Sobre todas as demais coisas da vida, é vital guardarmos o nosso coração. Ele ainda nos explica o motivo que é: se o nosso coração, estiver contaminado, então todas as outras coisas também correm o risco de sofrer as consequências; a nossa visão, a nossa boca, os sonhos e a nossa esperança.

Limpe o seu coração. Não permita que as circunstâncias, traumas, mágoas, dores, relatórios, ditem o seu destino. Não permita que a maldade do mundo endureça a sua alma. Mantenha os olhos fixos no autor e consumador da sua fé, no amado da sua alma. Aquele que te conquistou, te resgatou e que para sempre continuará a te amar. Deixe o amor dEle curar as suas feridas, mudar a sua perspectiva e aliviar o que dói.

A bíblia garante que Deus sempre fará infinitamente mais do que podemos pedir ou pensar de acordo com o seu poder que opera em nós. Como não render o controle à Ele? Por que alimentar a mágoa? A raiva? A desesperança?

Deus acredita em nós! Ele sabia exatamente o que estava fazendo quando nos gerou, e tudo o que o Criador cria tem um propósito.

Certamente, você pode se tornar a sua melhor versão. Certamente as suas habilidades podem ser multiplicadas. Obviamente você vai provar da bondade e fidelidade correndo atrás de você enquanto viver, a menos que você não queira ver, a menos que você não queira considerar, a menos que você escolha se fechar. Mas não nascemos para trilhar esse caminho, fomos criados para a esperança, afinal de contas, a esperança nunca nos decepciona (romanos 5:5).

Aumente o seu nível de expectativa na bondade de Deus, chegou a hora de cruzar para a próxima margem.

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” -- Hebreus 10:23.

Quer mudar o mundo? Primeiro passo: guarde o seu coração. Pronto. Agora sim. Vamos fazer história?

Por Nanda Ibanhes

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon