Dia 4: Tudo coopera para nosso bem?

Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.

Rm 8.28


Esse, com certeza, está entre os versículos mais citados pelos cristãos. A verdade é que não entendemos muito o mundo em que vivemos e todas as coisas que acontecem nele. Mas, apesar de tudo isso, a nossa caminhada como cristãs é uma caminhada de fé (Hb 11.1). Caminhamos em direção ao chamado de Jesus mesmo sem vermos o que está a nossa frente, pois com Cristo em nós temos certa esperança da Glória (Cl 1.27), porque esperança que se vê não é esperança. (Rm 8.24)


Diante disso, podemos dizer que tudo coopera para o nosso bem? Sim. Tudo coopera para o nosso bem, mas, o que na verdade precisamos entender é que bem é esse do qual a palavra nos fala, pois a palavra nos fala de um bem que aponta para o propósito de Deus. Por isso, quero te levar comigo para que entendamos alguns passos.


Primeiro: “Deus age”. Temos que viver nossas vidas na confiança de quem está no controle de todas as coisas é o nosso Deus. “Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.”(Dt 10.17). Deus é sobre todos e nada passa perdido sob seus olhos.


Segundo: “todos os que o amam”. É preciso amar ao Senhor. É preciso relacionar-se com Ele. E amar ao Senhor vai além, muito além de dizer belas palavras. Na carta de 1 João 3.18, o apóstolo diz: “Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade.”. Amar ao Senhor é comprometer-se com Ele. Cristo nos disse em Sua palavra que “Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.” (Jo 14.21). Aqueles que amam e obedecem, são amados e recebem a revelação de Cristo em suas vidas.


Terceiro: “conforme seu plano”. Nós, enquanto filhas de Deus, precisamos entender que Deus tem um plano soberano, e Seu plano é nos redimir e nos salvar do castigo que nos foi imputado por causa do pecado.


Deus agirá em todas as coisas para que o Seu plano se cumpra, e Seu plano é que nos relacionemos com Ele e sejamos libertas da escravidão do pecado. Uma das coisas lindas de sermos filhas de Deus é que todas as coisas contribuirão para que nos tornemos ainda mais parecidas com Ele.


Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é.

1 Jo 3.2


Precisamos caminhar na convicção da soberania de nosso Deus e confiar, pois, “andamos por fé, e não por vista”. 2 Coríntios 5:7

Por Bel Rodrigues

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon