Dia 6: contando com amigos nos tempos difíceis



Boas amizades são como bálsamo para um coração aflito, pois enchem os dias de esperança. Amo falar sobre este tema e posso dizer que, amizades já salvaram minha vida. Mesmo que isso não tenha acontecido de forma literal, em alguns momentos, amigos leais me fizeram ver as dificuldades por um ângulo diferente do meu. Além disso, eles foram um sinal de Deus que me gerou alegria e fortaleceu minha fé. 


Um bom bate-papo, café e conselhos sinceros de amigos fieis, não tem preço, não é mesmo? A Bíblia também nos ensina muitos valores sobre esta temática e podemos aprender com essas verdades a sermos intencionais em nossas amizades. Então, vamos mergulhar na Palavra?


Dentre muitos amigos que podemos citar, a amizade de Davi e Jonas nos chama a atenção. (1 Samuel 18). Naturalmente, Jonas seria o sucessor do seu pai, o rei Saul. Mas Deus havia escolhido outro rei, Davi era o seu nome. Isso, não gerou disputa entre eles, pois Jonas se manteve fiel a Davi, pois o amava profundamente, como a si próprio. 


“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas

se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.”

1 Samuel 18:1


Outra amizade que nos faz pensar no valor da lealdade, foi aquela demonstrada por Rute a sua sogra Noemi. Diante da viúves, Noemi aconselhou suas noras a voltarem ao seu povo de origem. Rute se negou, antes decidiu acompanhar Noemi em seu retorno a Belém e prometeu estar com ela até a morte:


“Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:15-17


Quando eu decidi retornar para JOCUM, após seis anos fora de missões, eu sentia muito medo. E foi aí que Jesus colocou pessoas especiais em meu caminho. Amigos que abriram, não apenas suas vidas, mas suas próprias casas, afim de que eu me tornasse parte de suas famílias. Não me esqueço da Jacke e toda a sua intensidade em amar!


Quando me mudei para Florianópolis, vivi experiências similares. Uma de minhas melhores amigas, a Mary, abriu sua casa antes mesmo de me conhecer mais intimamente e ela tinha tão pouco tempo de casada! Este casal especial eu levo para a vida toda. E muitos outros amigos me acompanham no peito apesar das mudanças da vida. E cito nomes como exemplos, porque quero que você faça sua lista de amigos especiais. (Pena que não dá para citar mais amigos aqui, esta lista ficaria infindável.)

Deus não nos chamou para andarmos sós, mas juntas, pois, o cordão de três dobras não se rompe com facilidade:


“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

Eclesiastes 4:9-12


Deus falava com Moisés face a face, como a um amigo (Êxodo 33.11). Jó orou por seus amigos após ter sido injustamente acusado por eles e isso gerou grande benção em sua vida (Jó 42.10). Sua história nos demonstra que podemos ter dificuldades em nossas amizades, mas se superarmos as crises, com certeza, nossos relacionamentos se tornarão mais fortes. 


A Bíblia nos ensina:  “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Provérbios 17:17). Jesus se relacionou com seus discípulos pela amizade, e foi chamado de amigo de publicano e pecadores. (Mateus 11.19). Além disso, ele também nos chama de amigos, nos conta muitos segredos, e deu sua vida em favor dos amigos. (João 15).


Agora que estamos chegando ao fim deste devocional, quero encorajar você a ir mais fundo em sua busca pelo que diz a Palavra sobre amizade. E, também a olhar seus relacionamentos pela lente dessas verdades. 


É bom nos perguntarmos: Temos sido amigos leais? Como as pessoas a nossa volta têm nos feito crescer em Cristo e vencer as crises? Ah! E, não se esqueça de fazer sua lista de amigos especiais. Seja grata ao Senhor, mas também a eles, por tudo o que eles são para você. E se, acaso você acredite que não tem essas pessoas em sua vida, ore a Deus pedindo que Ele lhes dê essas amizades. E, saiba que Jesus é nosso amigo mais Fiel e este nunca nos deixa. 


Por Nayla Cintra

550 visualizações

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon