Dia 8: Vivendo o Presente

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4: 6 e 7

Eu já tinha escrito boa parte dessa devocional quando tive que desligar o computador para sair de casa. Depois disso, tive um momento difícil e me coloquei aos pés de Jesus com lágrimas nos olhos. Me senti pequena e fraca. E mais uma vez perguntei: como posso escrever sobre viver o presente, Senhor?

E Ele disse: “Sendo honesta a respeito do que você está vivendo. Não abrace somente a Rebeca que você deseja ser, abrace a que você é hoje! Essa foi a chave. Viver o presente é me colocar num lugar de transparência, clareza, entendimento e rendição, diante do Senhor e dos outros. Viver o presente é não fugir do conflito. É olhar nos olhos de quem te feriu e assumir seus próprios erros. É enxergar beleza no momento que estou, mesmo que ele não seja tão ideal. É entender que eu irei errar, mas sou chamada ao arrependimento e a confiar de que aquele que começou a boa obra, irá terminá-la. É ser fiel no pouco, não pela promessa do muito que Ele me colocará, mas porque eu confio no Deus que me presenteou com o hoje e o agora. É não me apegar a autocomiseração, mas permitir que a luz do Senhor brilhe na minha escuridão. É sair do lugar de controle e admitir a minha maior necessidade: depender somente do Senhor!

Sim, somos fracas! Por isso a graça dEle é suficiente na minha fraqueza. Por isso eu preciso de um SALVADOR. E o melhor de tudo: Aquele que me chama pra viver o presente não está me assistindo viver, mas Ele está comigo em cada passo. Eu creio que quando o Senhor nos diz para não andarmos ansiosas ou preocupadas com coisa alguma, ele não está dizendo para vivermos uma vida negligente. Mas Ele está nos dizendo em alto e bom tom que não estamos sozinhas! A mão dEle nos carregou até aqui, e sua graça é a causa de não termos sido consumidas. Não foi por causa das nossas boas escolhas e bom comportamento que estamos aqui hoje. Mas por que Deus nos levou dia após dia, nos ensinou e nos levantou, nos carregou nos braços de seu eterno amor.

Hoje li um versículo que trouxe conforto ao meu coração: “Pelo poder de Deus nos foram concedidas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.” 2 Pedro 1:3

O consolo do Senhor pra nossos corações hoje é entendermos que todas as coisas nos foram concedidas pelo seu poder. Tudo aquilo que precisamos para viver as situações do nosso dia-a-dia já nos foi concedido, toda a graça e força que precisamos para as diversas situações estão escondidas em Cristo. Como sabemos o que nos foi concedido? Pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou e pela construção de um relacionamento com o Senhor. Conhecendo seu coração, seu caráter e guardando sua Palavra. Como isso me ajuda a viver o presente? Porque sei que já existe uma palavra a respeito do meu destino em lugares celestiais! Nascemos para própria glória e virtude do Senhor. Aquele que escreveu nossas histórias, nos convida para fazermos parte daquilo que Ele está fazendo aqui na terra. Isso é tão lindo! Não estamos aqui por acaso. Não estamos aqui por nossa própria vontade e interesse. O fato de estarmos vivas nesse momento foi porque Deus soprou fôlego de vida em nós. Foi porque Ele desenhou um plano de redenção para a humanidade. E nós fazemos parte de algo muito maior que nossos planos, sonhos e desejos. Quando entendemos que estamos aqui pelo Reino, as nossas lentes são ressignificados, e o viver pra Cristo passa a ter um grande valor. Quero te encorajar a render diariamente suas ansiedades, medos, incertezas ao Senhor. Algo que me ajuda a concentrar no hoje é viver em conexão com aquilo que eu sei que Deus está fazendo em mim e à minha volta. Acorde todo dia e pergunte: papai, o que o Senhor tem pra mim hoje? Sei que tudo que preciso já foi me concedido pelo sangue de Jesus. Só me ensine a te enxergar em cada momento nessa terra, me ensine que nos deveres diários e nas dificuldades diárias, o Senhor está fazendo algo! O Senhor está usando cada detalhe como plataforma para sua graça agir em mim. E eu não quero perder o que o Senhor está fazendo. Não irei me entregar aos meus próprios cuidados. Irei me entregar a ti, que é o único que pode satisfazer todos os anseios do meu fraco coração.

Que possamos viver confiantes nas Palavras e promessas do Senhor. Vamos seguir sem perdê-lo de vista nos pequenos detalhes. Estou orando para que possamos enxergá-lo no aqui e agora, sabendo que o amanhã não foi feito para nosso conhecimento. Ele sabe tudo o que precisamos. Ele é bom!


Por Rebeca Velame

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon