Dia 9: Entendendo a hora de fechar um ciclo

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1

Tudo. Sim, tudo. Não apenas algumas coisas. Tudo tem seu tempo determinado debaixo do céu. Eclesiastes diz que há tempo de nascer, morrer; plantar, colher; chorar, rir, prantear... E, partindo da premissa que a Palavra de Deus é a verdade, precisamos crer e estar atentas às estações que Deus está nos submetendo para que caminhemos segundo Seu propósito e cumpramos aquilo que Sua palavra nos diz. Para isso, precisamos conhecer e prosseguir em conhecer o nosso amado (Os 6.3) para que estejamos alinhadas com o tempo que Ele estabelece.


Atente comigo para algo. A criação é uma revelação que Deus nos deixou a respeito d’Ele mesmo e, por isso, podemos aprender com ela. Por exemplo, podemos aprender a entender o tempo de fechar ciclos com as estações do ano.


O outono é uma estação que vem após o verão. Os dias vão se tornando mais curtos, mais frios e, apesar de sua beleza, traz perdas. As folhas das árvores perdem sua cor e caem. Aquilo que mais admiramos nas árvores – suas folhas, flores, frutos - se perdem. Fica apenas a lembrança do que um dia esteve ali. Vive-se o outono na expectativa e esperança pela primavera quando as folhas, flores e frutos retornaram em toda sua beleza.


Mas, há o inverno entre o outono e a primavera. Época mais fria do ano com noites muito mais longas. Ah, como é lindo aprender com a criação! A verdade é que se a estação do outono fosse pulada, as plantas não sobreviveriam ao inverno e os frutos produzidos na primavera não seriam bons.


Outono é tempo de descanso, de economizar energia para sobreviver ao inverno, descansar e preparar-se para produzir bons frutos na primavera.

Como a criação aponta para a grandeza de nosso Deus, que possamos aprender, em Deus, por meio da Sua palavra e de tudo que ela nos ensina, a entender o tempo de encerrar e abrir novos ciclos.


Pois a visão aguarda um tempo designado, ela fala do fim e não falhará. Ainda que se demore, espere-a, porque ela certamente virá e não se atrasará.

Habacuque: 2.3


Que possamos aprender a nos atentarmos a vontade de Deus e buscarmos viver em Seu tempo.


Por Bel Rodrigues

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon