DO QUE VOCÊ ESTÁ COM VERGONHA? A VERGONHA NÃO TE DEFINE


Vergonha: emoção de humilhação causa por consciência de culpa ou fracasso (Dicionário da Bíblia de Almeida, SBB, 2ª edição).


Antes de começarmos a falar sobre a nossa vergonha, é importante sabermos o que esse sentimento é de fato. Há inúmeras pessoas no mundo que se consideram tímidas e dizem ter vergonha de coisas diversas, como falar em público, gravar vídeos, cantar, dançar etc.. No entanto, é importante sabermos que há uma sutil diferença entre timidez e vergonha. A timidez é aquele sentimento de desconforto perante uma situação que não estamos habituados a enfrentar, já a vergonha é aquele sentimento que, muitas vezes, nos faz enxergar a nós mesmos como inferiores e nos amedronta a ponto de nos impedir de fazer algo.


Na Bíblia, a vergonha também está relacionada ao pecado e à nudez. Em Gênesis podemos observar que quando Adão e Eva pecaram, logo perceberam que estavam nus e logo se sentiram envergonhados.


Já de acordo com a definição da palavra, vergonha está conectada ao sentimento de humilhação, ou porque nos sentimos culpados ou porque nos sentimos fracassados. Por isso eu te pergunto: do que você está com vergonha? O que te traz culpa? E o que te faz sentir fracassado?


Apesar de todas as respostas que você encontrou, quero que você saiba que isso não tem mais poder sobre você.


“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Rm 8.35-37)


Quando Jesus ressuscitou, ele mudou o rumo de toda a história. É incrível pensar que o nascimento de Cristo foi um divisor de águas na humanidade, a própria história é divida em a.C. e d.C (antes e depois de Cristo), e é justamente isso que Ele faz conosco também. A nossa história é marcada e transformada a partir do momento em que conhecemos quem Ele é. Se há algo que nos sentimos culpadas e/ou fracassadas, há uma boa notícia: Jesus já transformou isso, nos fazendo mais que vencedoras sobre todas essas coisas.


O pecado, o sentimento de inferioridade, o passado, nada disso tem poder sobre nós. Pode até parecer clichê, mas saiba que você é bom o bastante! Isso porque você foi criado por Deus e Ele te fez da melhor forma possível. A vergonha distorce a nossa visão sobre todas essas coisas e não nos deixa ver o potencial que foi colocado em nós através do Espírito Santo. Mas Deus quer que entendamos que não há mais motivos para temer. Ele nos ama e isso deve mudar a nossa maneira de encarar as coisas.


Perê, entenda que o seu passado não diz quem você é. Se a sua vergonha está relacionada a algo pelo qual você já passou, saiba que Jesus olha pro seu coração, pro seu caráter e para a sua disposição em viver o presente com Ele. Não deixe que pedaços da sua história mudem a forma como você vê as coisas na sua vida. O nosso passado não pode nos definir quando entregamos nossa vida para Deus, mas somente Ele é capaz de dizer quem nós realmente somos Nele.


Por isso, eu te convido e mergulhar nessa verdade que Ele diz sobre você. Ore e peça para que Ele remova as marcas causadas pela vergonha e pela a humilhação. Peça que Cristo te ensine a viver o presente momento sem vergonhas. Seja clara e aberta para com Ele e deixe ser conduzida. Não há mais motivos para nos sentirmos envergonhadas! Foi-se o tempo em que o homem era tratado de forma diferente por causa de seus problemas, das suas vergonhas. Há um presente e um futuro brilhante para aqueles que se jogam aos pés Dele. Você está disposta a deixar a vergonha para trás e viver isso com Ele?


Por Isabela Narente

686 visualizações

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon