Dons & Talentos


Olá, perês! Quero começar este texto quebrando toda formalidade que possa existir entre nós. Este é um papo de amigas, então: vamos falar sobre dons e talentos?


À medida que caminhos juntas, temos aprendido que somos filhas. Somos singulares porque o Pai nos fez únicas e de forma maravilhosa nos formou. Um dia estaremos diante D’Ele oferecendo nossas coroas, que são as obras de nossas mãos. Todo o trabalho realizado estará diante dos pés do Amado de nossas almas.


Precisamos entender que não compramos Deus com nossos esforços humanos, mas quando oferecemos tudo o que fazemos, nos tornamos plenamente satisfeitas. Infelizmente, às vezes, preferimos gastar nossa energia apenas lutando contra nossos pontos fracos ao invés de fortalecermos os pontos fortes que Deus nos deu quando nascemos.


Com isso, não estou dizendo que não devemos enfrentar as fraquezas, mas que precisamos mudar o olhar quanto ao nosso chamado e trabalho. Precisamos investir em habilidades e é responsabilidade pessoal sermos bons mordomos de tudo o que Deus nos deu.


Não sei se vocês são tão curiosas como eu, mas eu sempre tive muita sede de respostas quanto a minha vida e meu “destino” em Deus. Por que estou aqui? O que devo fazer de meu futuro? Qual é minha missão e chamado? Que profissão devo escolher para viver? Estou andando na vontade de Deus, ou tenho me perdido em meus medos? Essas são perguntas que permeiam nossos pensamentos, não é mesmo? Mas quero que você respire fundo (respirar fundo é sempre uma boa ideia). Fiquem tranquilas, pois as ovelhas conhecem a voz do Pastor (João 10.4).


Não tenha medo: Deus nos chamou para vivermos intensamente!


“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4.7).


Quando olho para vida do Apóstolo Paulo me sinto confrontada a viver a vida de forma intensa. Há um parâmetro no Evangelho que nos ensina a não olharmos para trás ao carregarmos nossa própria cruz. Diante de todas as decisões devemos almejar dizer o mesmo que Paulo: combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Não sabemos quando será nosso fim, mas, mesmo hoje e diante das pequenas escolhas, devemos ser fieis em nosso pouco. Não sejamos pessoas que se deixam ser levadas pela vida como a onda do mar. Que possamos ser corajosas e intencionais em nossas decisões.


A Parábola dos Talentos (Mateus 25.14-30)


O talento era uma moeda antiga da Grécia e de Roma, e também uma forma de medida de peso. A Parábola dos Talentos nos conta que haviam três servos que receberam três talentos de valores diferentes de seu senhor. Dois deles multiplicaram o que haviam recebido. Enquanto o outro, temendo a dureza de seu Senhor, resolveu enterrar a moeda.


“Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 25:23-30).

Essa passagem não lhe gera um santo temor? Não importa “quanto” recebemos, se formos fieis no pouco, isso alegrará o coração de Jesus e criará abundância.

Podemos pensar em talentos como os recursos naturais que carregamos e temos a responsabilidade de administrar. E o fim, sempre será multiplicação. Então, olhe para os recursos que Deus te deu: habilidades, paixões e gostos. Deus não faz nada ao acaso, ele pensou em cada detalhe sobre nós e nisso há um propósito.


Os Dons do Espírito


Os Dons do Espírito ou Carisma foram dados para o fortalecimento da Igreja. Uma das comparações Bíblicas diz que somos o corpo de Cristo e que cada um de nós tem o seu papel nesse corpo. Independente da função exercida, cada órgão é importante para o bem de todos.


“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum” (1 Coríntios 12:4-7).


O Mandado Cultural


Desde o início vemos a premissa de multiplicação no Evangelho, pois em Gênesis observamos Deus criando todas as coisas. Ao fazer o homem a Sua imagem, Ele lhe deixou um mandamento: que o homem e a mulher deveriam ser fecundos, multiplicando-se e enchendo a terra. Que Ele deveria exercer domínio.


“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gênesis 1.28).

Lembre-se: tudo o que Deus tem nos dado é para um fim proveitoso; É para “co-criarmos” com Ele; É para que a natureza seja saciada em sua ansiedade pela manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8.14). Nossos dons são para serviço e para que Deus seja glorificado em nós e através de nós.


“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém” (1 Pedro 4:10,11).


Nós não fomos chamadas apenas para a salvação. Mas fomos chamadas para Jesus com o fim de realizar boas obras. Fomos chamadas para “escrever a nossa assinatura no Universo” (Darrow Miller).


Por Nayla Cintra

919 visualizações1 comentário

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon