É PRECISO PERSISTIR


Durante a nossa vida, algumas experiências nos vão trazendo lições. Tá certo que, às vezes (ou sempre rs), as coisas com Deus não seguem um padrão, mas durante os meus vinte e poucos anos de vida, posso dizer que já aprendi uma lição: São poucas e raras as coisas que nos acontecem sem esforços.


“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” Mt 7.7-8. Bíblia NVI


Lembro-me da primeira vez em que meditei nessa passagem. Fiquei maravilhada com a simplicidade de Jesus ao ilustrar a oração. Também, fiquei maravilhada ao ver a simplicidade de como as coisas com Deus funcionam. As coisas com Deus são tão práticas, nós é que (involuntariamente) complicamos – afinal, o que nós não complicamos, mulheres?!

No entanto, penso que não é necessário ser formado em teologia para ler nas entrelinhas, basta uns minutinhos com o Espírito Santo e várias coisas nos são reveladas.


Em Lucas 18, Jesus conta uma parábola sobre oração em apenas 8 versículos. Havia uma viúva que sempre se dirigia a um juiz suplicando por justiça. O juiz era descrente e não se importava com os homens. Contudo, a mulher insistiu durante tanto tempo que ele cedeu e a ajudou. Jesus termina a parábola dizendo:


“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: Ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Lc 18.7-8. Bíblia NVI


Antes de aprofundar, vamos fazer um exercício. Tente se lembrar de tudo o que você já conquistou na sua vida sem precisar fazer esforços. Aposto que você pode contar todas as vezes usando os dedos de uma só mão. É necessário perseverança em tudo o que queremos conquistar. Muitas vezes, vi cristãos agirem como se não precisassem se esforçar por serem filhos do Rei. Quantos currículos você já entregou até que arrumasse um emprego? E quantas vezes seu projeto de TCC voltou? E aquela vez que, quando adolescente, você teve que implorar várias vezes para que seus responsáveis te deixassem ir à casa do colega? Após muito insistir, não deu tudo certo no final? Algum resultado você obteve, seja ele negativo ou positivo.


Então por que pensamos que com Deus as coisas são diferentes? Estou certa de que Ele está pronto para derramar inúmeras bênçãos sobre as nossas vidas, mas é preciso persistir em oração. E sim, eu sei que há orações que não serão atendidas por não estarem de acordo com a vontade Dele, mas a persistência nos ajudará a entender isso também. A vida com Deus é uma persistência diária, por que não a oração?


Diante disso, vou propor algumas resoluções para ajuda-las a persistirem. Às vezes, é preciso regrar os nossos hábitos para obtermos bons resultados, então, lá vão algumas dicas:


· Através da busca pelo Espírito, alinhe seu coração e seus desejos com Deus para ter em mente o que é necessário e o que é supérfluo;

· Separe alguns minutos do seu dia para orar pelo necessário (não é preciso muito tempo);

· Esteja convicta de que Deus ouve cada palavra das suas orações;

· Busque sempre se lembrar e se alimentar de palavras remo na Bíblia, palavras que te encorajam a prosseguir;

· E, por fim, não se apavore: As coisas com Deus não funcionam à base da ansiedade, mas da fé e confiança.


Pode parecer difícil seguir tais “regrinhas”, mas é como ter uma alimentação saudável. Se nos regrarmos, com certeza teremos bons resultados. Não se esqueça de que Deus não se cansa. Inclusive, Ele ama ouvir suas orações e banhá-las com mais fé (pois a fé é dom Dele) para que você não se canse também.


Fica tranquila que não vou finalizar o texto dizendo “seja paciente” (apesar de que é importantíssimo rs), mas vou concluir citando Tessalonicenses 1.3:


“Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da , o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.


Por Isabela Narente

432 visualizações2 comentários

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon