Ele é justo

“O Senhor é justo em todos os seus caminhos e fiel em todas as suas obras.” Sl 145.17
Certa vez, ouvi uma metáfora sobre conhecer a Deus da qual nunca mais me
esqueci. Não lembro quem a disse ou onde a ouvi, mas lembro do impacto que causou
em mim. Parafraseando, conhecer a Deus é como subir ao morro do corcovado, no Rio
de Janeiro, para ver a estátua do Cristo Redentor. Ao olharmos debaixo, antes de
subirmos, vemos não muito nitidamente, uma pequena estátua de braços abertos, mas, à medida que nos aproximamos, aquilo que não era tão nítido e do qual apenas havíamos ouvido falar vai tomando forma e tornando-se uma imensa estátua de braços abertos a qual nossos olhos inteiros não conseguem contemplar de tão grande que é. Assim é conhecer a Deus. Quanto mais perto d’Ele eu chego, maior e imensurável eu percebo que Ele é.
E Ele é justo.
Parece inapropriado, em mundo como o nosso, cheio de injustiças dizer que Ele
é justo. Mas, à medida que nos aproximamos, percebemos que verdadeiramente Ele é e, paramos de nos relacionarmos com Ele baseados apenas naquilo que dizem que Ele é. Porque nos aproximamos d’Ele, temos confiança e dizemos: Ele é justo.
Deus, o nosso rei e governador, tem atributos incontáveis e, muitas vezes,
incompreensíveis para a mente humana, mas a Sua palavra me garante que “Ele é justo em todos os seus caminhos”. As palavras, tanto do hebraico quanto do grego, para justo, na bíblia, significam direito e reto. A justiça de Deus é a manifestação da sua santidade para com o homem; sua retidão, a manifestação da sua santidade para consigo mesmo. Por ser santo, aborrece o pecado e tudo aquilo que é contrário à Sua própria natureza e, baseado nisso, estabeleceu, conforme o seu caráter uma ordem enquanto ação salvífica.
Deus é justo e, por isso precisa condenar o pecado e não deixa de agir com justiça. Quando olhamos para o mundo, e vemos tantas coisas ruins, não estamos vendo a manifestação de um Deus injusto, mas a ausência de Sua justiça, pois, como
pecadores, temos fugido de conhecê-lo por completo.
Em Cristo, embora imerecedores, Deus estabeleceu sobre nós a sua justiça. E o
por Sua Justiça precisamos ser gratos.
“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” 1 Coríntios 1:30
Em Sua justiça, por meio de Cristo, Ele nos tomou para si.
Somo redimidos, porque Ele é justo.
Por Isabel Rodrigues