Existe tempo certo para amar?


Sempre ouvi falar sobre a importância de esperar em Deus, mas nunca tinha vivido na prática o porquê disso ser algo realmente significativo. Esse assunto nunca será um clichê em nosso meio, porque você pode ler sobre várias vezes, mas na prática você verá que a fórmula mágica não existe, e que realmente precisamos buscar a Deus e ouvir o que Ele tem para nos dizer de forma individual. Precisamos amadurecer. Parar de fazer “testes” com Deus e aprender a discernir a sua voz. Mas, e quando as emoções tomarem de conta do nosso ser? Como separar o que é emoção e o que é realmente Ele falando? E, no final, como fugir da poesia do amor na adolescência, se constantemente o romance é pregado seja para qual lado olhamos? Ah, como é difícil esse embate constante de alma e espírito. Qual é o botão que apertamos para que essa fase de dúvidas passar? Qual botão apertamos para o “e se...” sair das nossas mentes? Porém, será que esse botão realmente existe em alguma época? Acredito que não.


Nossa mente sempre vai querer colocar dúvidas no meio das certezas que Ele nos dá. Nossa carne sempre vai querer ser mais forte que o nosso espírito. O mundo constantemente vai nos mostrar prazeres e querer nos apresentar sendo algo belo, divertido, e bonito. Seja para qual lado olhamos, algo vai nos atrair. Com frequência nos perguntamos: “E se eu o amo, e ele me ama?”, “se tem química, que mal tem?”, “se eu o admiro, e ele me admira, por que não?”, “vou deixar passar?”. “Viver pra Deus não significa não namorar, e não viver um amor.” “Vou esperar um anjo descer do céu e dizer qual é a pessoa certa?”, “mas se Deus disse que era ele, por que acabou?”. “Por que Deus deixou eu casar para isso acontecer?”. “Mas ele é cristão, então tá tudo certo!”, “como vou saber se não tentar?”.


Nossos sentimentos e emoções, muitas vezes, nos embaraçam em várias situações em nossas vidas, mas quando o assunto é “amor”, eles costumam ganhar se nós não soubermos realmente esperar. É muito fácil ser enganada no amor, e não por homens, mas pelo nosso próprio coração. Eu acredito que o difícil não é encontrar um amor que seja da vontade de Deus, mas sim esperarmos o tempo certo para viver esse amor. Aliás, como amar e esperar?


Entenda algo: Nem sempre Deus vai guiar você para um amor apenas no tempo certo. Às vezes Ele vai te mostrar antes, para você aprender a esperar nele. Talvez a “pessoa certa”, não vá aparecer no tempo, hora, e lugar certo. Todo propósito dEle é muito além do nosso. Ele quer moldar muitas coisas dentro de nós, e quando começamos a entender a arte de esperar ''renovamos as nossas forças, aprendemos a voar como águias. Corremos e não ficamos cansadas nem exaustas". (Isaías 40:31). Esperar vai muito além de ser paciente. Esperar é você perder o controle, e mesmo assim não se cansar.


Mas sabemos que na prática, muitas vezes, estragamos tudo. Ele nos conhece melhor do que nós mesmas, e é por isso que as vezes não impede os nossos erros e atitudes impulsivas, porque Ele é Pai, e mais do que uma alegria ilusória, Ele quer a eternidade conosco. Seria muito fácil Deus não deixar que nós nunca errássemos. Sempre vamos errar. Porém, existem erros que podem ser evitados. Quando você constrói um amor, você acaba tendo uma intimidade emocional e, caso esse relacionamento não dê certo, a “desconstrução” dessa intimidade gera muito sofrimento, dúvidas e angústia. Como desconstruir um amor construído em meio ao caos e sorrisos? Em meio a rotina, intimidade e afeto? E como construir um novo amor sem medo de ter que desconstruir mais lá na frente?


Deus não é Deus de confusão. Eu acredito que não exista uma pessoa certa, mas com certeza ele não quer que você tenha mais de um relacionamento para ficar “tentando” até dar certo. O sexo também antes do casamento, causa consequências sérias para o nosso interior. É uma ligação de alma. Não apenas o sexo em si, mas palavras ditas, presentes e promessas. Jesus quer nos guiar para agir no momento certo e, se você apressou as coisas, se tudo deu errado...calma! Ele vai ajudar você a recomeçar.


A geração que vivemos é umas das mais difíceis para esperar. O “ficar” é tão normal. O sexo antes do casamento é tão banal. Os filmes, as novelas...pregam o amor totalmente diferente daquele que Ele nos ensina. É difícil não se confundir. Como o “se entregar” se tornou algo tão fútil? E, afinal, como viver em meio a tudo isso e não se manchar? Esse assunto é um dos mais delicados para se falar. Tantas dúvidas nos envolvem, tantos questionamentos. Aliás, existe hora certa para amar? Como impedir os anseios dos nossos corações, quando se tratar de amor?


''Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser." (Cânticos 8:4)


O amor não deve ser despertado antes que chegue o momento adequado. Não é necessário procurar despertar o amor, pois o amor verdadeiro desperta sozinho no devido tempo. O casamento entre o homem e a mulher é realmente usado para o descrever o amor entre Cristo e a Sua igreja, embora o amor humano, mesmo em sua forma mais pura, não possa nunca ser mais que uma sombra desse relacionamento espiritual. Sempre será muito maior o anseio da Igreja de estar com Cristo. E nem sempre quando dá errado, é porque não era da vontade de Deus. Por que temos a mania de sempre querer colocar culpa em Deus? Somos seres humanos. Sentimos, erramos e vamos errar de novo. Não se culpe por sentir. Quando não esperamos o tempo certo, ficamos com medo do amor lá na frente, e muitas vezes é difícil entregar-se totalmente novamente. Pessoas inteiras atraem pessoas inteiras. E, em meio a descobertas, Ele vai nos ensinando, mostrando e nos guiando. Como é bom sabermos que nunca estaremos sozinhas em meio ao caos das dúvidas e em um turbilhão de informações. Seja vulnerável. Ás vezes, vamos precisar sim de terapia. Vamos precisar sim de um psicólogo. Não é porque somos cristãos, que tudo é curado no passe de mágica. Confie e se entregue totalmente à Ele. Resolva o seu coração. É possível não nos mancharmos. É possível esperarmos. Mas, como C.S Lewis bem fala: O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e perturbações do amor é o inferno. Não fuja do amor. Não tenha medo de amar, mas entenda que todos os outros amores precisar perdem a força perto de Jesus.


O seu caminho, Jesus, apesar de mais estreito, traz segurança, paz e alegria.

Apesar de parecer bagunçado, traz ordem e organização.

Apesar de parecer demorado, é perfeito em todos os detalhes e dimensões.

Apesar de parecer trazer a solidão, traz a solitude necessária para os nossos corações.

Apesar de parecer deserto, traz fontes inesgotáveis de água.

Apesar de parecer chuvoso, traz o sol mais brilhante do fim do dia.

Apesar de parecer sem graça, traz a mais linda poesia, melhor do que todos os poetas já viram.

Apesar de parecer que não temos asas, você nos ensina constantemente a voar.


Hoje eu te peço Pai: Nos ensina a amar - No tempo certo -. Nos ensine a esperar e não enlouquecer em meio ao caos e influências ao nosso redor. E se enlouquecermos, só não solte das nossas mãos. E se quisermos o controle novamente, nos dê, para assim descobrirmos que nada sabemos controlar. E se amarmos no tempo errado, nos ajuda a recomeçar e não ter medo de errar.


E sim, existe o tempo para todo propósito debaixo do céu, inclusive, - principalmente- para o amor.


Fernanda Pires

1,939 visualizações2 comentários

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon