Liberte-se de você mesma

Atualizado: 13 de Ago de 2018



“- Aslam, como Você está grande!

- É porque você está mais crescida, meu bem.

- E Você, não?

- Eu, não. Mas, à medida que você for crescendo, eu parecerei maior aos seus olhos. ”

(Príncipe Caspian, Crônicas de Nárnia)


É hora de amadurecer, e maturidade vem através do entendimento, não com o tempo, tampouco com experiências. O entendimento verdadeiro começa na dependência. Libertar-se de si, nada mais, nada menos, do que a decisão de sair de si. Deixar Deus decidir por você. Ainda é você que decide? "O ser humano pode fazer muitos planos; contudo, quem decide é Deus, o Senhor." Afinal, quem tem o controle de sua vida?


É muito fácil, dizer que dependemos de Deus. A maioria de nós, cristãos, enchemos o peito para dizer que dependemos de Deus. Ah, mas será que dependemos mesmo? No latim a palavra depender significa “pender de”. Ou seja, estar pendurado de cabeça para baixo, ou pelo menos enxergar as coisas desse jeito. Quando dependemos de Deus, estamos sendo segurados por Ele. É estar pendurado de cabeça para baixo e ainda se sentir confortável. Enxergar tudo ao contrário, e ainda acreditar. É disso que eu estou falando. O ser humano, principalmente nós mulheres, gostamos de amar, gostamos de nos jogar em mundos desconhecidos, flutuar em ares diferentes, de nos apaixonar. Ah, por mais maduras que sejamos ou dizemos ser, o tão sonhando “amor de nossas vidas” está em nos nossos pensamentos. Por mais diferentes que sejamos, por mais que tenhamos cicatrizes, ou feridas ainda expostas, nunca deixamos de acreditar. Isso é um dom nosso.


Comecei esse texto falando sobre depender, porque sobre o que eu quero falar, você precisa depender de Deus para alcançar aquilo que Ele espera de você. Você precisa libertar-se de você mesma para conseguir o êxito verdadeiro, não uma ilusão passageira.


Quem nunca fez ou ainda vai fazer esta pergunta: Será que é ele, a pessoa certa? Atire a primeira pedra se você ainda não fez.


Deus tem ministrado ao meu coração várias coisas sobre este assunto e eu preciso compartilhar com vocês. Quem nunca assistiu aquele vídeo no youtube para saber quando é a pessoa certa, ou buscou em “sinais”, sonhos, profecias...? Conheço mulheres que receberam confirmações de Deus e, na hora, não aconteceu e conheço outras que aconteceu. A primeira coisa que Ele tem me falado: Não existe uma fórmula. Cada caso acontece de um jeito, de uma forma e no seu tempo. Não faça comparações! Não busque os sinais, que outras pessoas tiveram. Por que Deus falou que era e não aconteceu? Talvez por ter sido no tempo errado, talvez por escolhas erradas. Não sabemos. Deus não falou que ia abençoar indivíduos e sim famílias, gerações, e tudo começa com a resposta da pergunta: É ele? A resposta para essa pergunta, é mais importante do que você imagina. Logo, não devemos nos apressar.


Sabemos como os versículos sobre a união de duas pessoas, são fortes, intensos, e retratam Cristo e a sua noiva. E como escolher a pessoa certa ou estar com a pessoa errada, pode implicar em muitas consequências em nossas vidas e nas gerações que estão por vir. Na Bíblia, não diz que Ele escolheu pessoas especificas para nós, nem nos diz como “encontrar a pessoa certa. ” Somos filhas e, filhas maduras, não brincam de tentativa com acertos e erros. A Bíblia é tão clara sobre o que é ser um cristão e como devemos agir, que certas especificações não são necessárias. Por favor, não se mova por evidências, se mova por um direcionamento claro, bem claro, de Deus.


Deus não age em confusões e, um dia, o meu Pai espiritual falou algo que eu nunca esqueci e isso mudou toda a minha vida: A voz de Deus estabelece um lugar de segurança. Primeiro ele organiza, primeiro ele quer soprar vida em nós. Temos que passar por processos, muitos processos, antes de ter um relacionamento. Na verdade, na teoria, assim que teria que acontecer. Mas na prática, muitas vezes, nos apressamos - e pode até dar certo - mas sofremos muitas feridas e passamos por muitas crises que nem eram da vontade de Deus. Ele quer te fazer, primeiramente, inteira nEle.


A pessoa certa, no tempo errado, não adianta de nada. Li um dia uma frase que dizia assim: “Deus NÃO está preparando algo para você; Ele está preparando você para receber algo que já está preparado.” Você precisa ser honesta consigo mesmo e dizer: “Eu ainda não sou inteira em Deus. Eu sei que não é o tempo. Eu preciso enfrentar os processos. Eu preciso conhecer a solitude. Eu preciso me descobrir ou me redescobrir. ”


É muita gente remendada querendo ser o inteiro do outro por aí. Eu sei que é bom se apaixonar, é mágico, mas você precisa ter um romance com Ele primeiro e com a sua própria vida. Relacionamentos não são apenas para suprir prazeres e sim, cumprir um propósito. Olhamos isso de forma ruim. Mas não, tudo dentro do propósito traz segurança e liberdade, e o melhor: verdade. Deixe fluir.


Que a resposta para essas perguntas não tire o seu sono e não tome de conta dos seus pensamentos dia e noite. Faça a sua parte. Deus nos fala na sua palavra, que quando temos o Espírito Santo, somos guiados por sua vontade. Você vai ser guiada para cumprir a vontade dEle. Entenda o tempo de Deus. E, na hora da decisão, que o ambiente de segurança seja explícito, que a carência não esteja presente em você, para que “qualquer coisa”, não sirva. Que na hora da decisão, você esteja bem resolvida consigo mesmo, livre de qualquer culpa do passado e livre de qualquer ansiedade do futuro. E sei que é clichê, mas é a mais pura verdade: Antes de querer a pessoa certa, seja a pessoa certa. Não entre em um relacionamento para ser a mulher tola, dependente, controladora, insegura. Não tome decisões enquanto você não sair de si. Não tome decisões enquanto você não se libertar de você mesma. Nós mulheres, temos o poder de influência muito grande, é explicito como na Bíblia mulheres que não tinham a Deus, conseguiram “destruir” homens de Deus. Não seja manipuladora, seja influenciadora! Só aprendemos a ser sábias, debaixo das asas Dele. Cuidado com tudo aquilo que te tira o prazer de ficar com Ele. Hoje Jesus só te diz uma coisa: Confie em mim. Quem procura os seus próprios interesses, nunca terá a vida verdadeira. Jacó trabalhou sete anos por Raquel, e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava (Gênesis 29). Aprenda a esperar.


Um dia lendo meu caderno de devocional, li algo que escrevi: Você é o meu amado, mas me perdoe por te esquecer tão facilmente. Me perdoe por ainda não ter perdido a minha vida. E te agradeço por, ainda sim, estar aqui. Refleti sobre essa oração e cheguei à conclusão de que chega. Ele é o meu amado e eu sou dele, não existe “mas”. Que hoje possa chegar o “chega” pra você também. Que possamos amar a Deus com coragem.


Ah, ei, por favor, não faça do seu jeito. Em meio aos encontros diários, Deus não viu necessidade de Adão ter alguém por perto, porém, quando Adão começou a servir, quando Ele começou a cuidar do jardim, Deus viu que não era bom que o homem estivesse sozinho. (Pastor Rogério Ribeiro)

Por Fernanda Pires


2,377 visualizações3 comentários

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon