as perês indicaM: Amor de Redenção

Atualizado: 16 de Abr de 2019


Assinado por Francine Rivers, o livro Amor de Redenção é o exemplo perfeito de como uma obra de ficção, um romance romântico, pode ensinar sobre um amor poderoso, incondicional e firme como o de Deus por nós. Michael Hosea, um homem temente a Deus e dominado por uma fé constante e plena, durante uma viagem, ouve a voz de Deus sinalizando-o de que a sua futura esposa estava ali a sua frente. Ele jamais poderia ter esperado que esta seria Angel, a uma das prostitutas mais famosas do local, uma mulher marcada pelo abandono e abuso sofrido nas mãos de homens.


Determinado, Michael começa então sua jornada para tentar convencer a belíssima Angel a se casar e permanecer com ele. Ela tenta corrompê-lo. Assustada e incrédula, ela demora a ceder. E mesmo quando o faz, duvida, questiona, e mantém o pé atrás a cada tentativa de Michael de apresentar a ela sua nova vida como esposa dele. Ela busca em cada detalhe uma razão para partir e ser desacreditada por ele. Em vez de desistir, ele descobre, insistentemente, traumas e dores que ela carrega do passado, desde a infância com o abandono do pai, a morte da mãe e o fato de ter sido vendida para um bordel, sendo violentada aos 8 anos.


É quase angustiante observar como um amor pode ser tão fiel, apesar dos erros, medos e ofensas. Com paciência e delicadeza, Michael cuida de Angel, mostrando a ela o poder da redenção que há no amor de Deus. E, quando nos indignamos contra ela, magoados com a forma que ela lida com Michael e os aspectos de sua vida, somos confrontados: não somos, todas nós, Angel?


Não somos, todas nós, marcadas pela sujeira do mundo, repletas de feridas abertas buscando paliativos quando o verdadeiro remédio está ali, diante de nós, disposto e apaixonado? Não somos, todas nós, quando fugimos dos braços do Pai, nos sentindo não merecedoras do perdão e da graça? Nós somos Angel! E uma das partes mais belas que me inundou quando li: Michael muda o nome de Angel. Ele não a chama por sua identificação de prostituta, mas encontra a sua essência e a nomeia, assim Deus fez com tantos servos e faz conosco ainda hoje, através dos séculos.


Amor de Redenção me fez acreditar que uma ficção cristã pode ser sutil e arrebatadora, repleta de ensinamentos tanto quanto ou até mais que um livro mais didático, se podemos chamar assim. Angel, ou Sarah, é despida de todo o luxo e imoralidade. Ela se muda com Michael, deixando para trás uma vida que a desfigurou. Ela reaprende como se vestir, comer, conversar, amar e se relacionar sexualmente. Ela descobre, através do matrimônio, a perfeição dos planos de Deus.


Aliás, você reconhece essa história de algum lugar? Michael e Angel foram criados com base em Oséias e Gômer, um relacionamento bíblico que representou a relação entre o Senhor e Israel. Nas três relações citadas, a traição, a fuga e o pecado poderiam ter afastado qualquer redenção, entretanto, o perdão é fornecido.


Um detalhe que também é muito especial, pessoalmente falando, é que a edição da editora Verus traz, no começo de cada capítulo, uma frase bíblica ou de um pensador que se conecta com a situação e nos ajuda a compreender o que guia os sentimentos de Michael por Angel. É uma obra para aqueles que amam romances históricos, daqueles de apertar o coração, emocionar e arrancar suspiros. Mas muito além disso, é uma obra para ser confrontado pelo amor do Pai.


Por Mariah Costa

997 visualizações2 comentários

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon