Dia 1: Quem Ele é?

Atualizado: Jun 18

“A revelação de Deus começa quando reconhecemos que de fato ainda não o conhecemos” Lisa Bevere Tomás de Aquino passou boa parte de sua vida escrevendo sobre Deus. Algum tempo antes de sua morte, ele teve um vislumbre da eternidade. A partir dessa experiência sobrenatural, registrou as seguintes palavras: “O fim dos meus trabalhos chegou. Tudo o que escrevi parece ser palha depois do que foi revelado a mim.”

Como expressar a imensidão de quem Deus É em poucas linhas e palavras? Apesar do grande temor que isso gera em meu coração, há algo que desejo que você saiba: Deus escreveu um Livro para que possamos conhecê-Lo. A aventura que começa na vida que Ele nos dá, durará toda a eternidade, pois sabemos que somos peregrinas aqui.

Se queremos conhecer a Deus, a primeira coisa que nos é necessária é levarmos a sério a nossa Bíblia, pois nela, encontramos as marcas do Senhor. Podemos compreender sua natureza e caráter. Por exemplo, sabe quais os nomes de Deus descritos na Palavra? O que Eles significam? Quero atiçar não apenas a sua curiosidade, mas o seu desejo em experimentar no seu dia a dia as Facetas do Caráter de Deus. O Grande Eu Sou Quando Moisés foi enviado pelo Senhor para libertar o povo hebreu da escravidão no Egito, Deus se apresentou como o Eu Sou (Êxodo 3.14). E há algo que sabemos sobre Deus: Ele não mente. Não trai e nem mesmo se engana. Ele é Digno da nossa total confiança. Entretanto, a forma como vemos Deus influencia nossas escolhas e decisões, mesmo que isso não seja totalmente consciente. Que conceitos temos do Senhor e o que isso tem gerado em nossas vidas? Precisamos nos identificar com Deus com base em quem Ele É, e não como nos sentimos, pois nossos corações e experiências podem tentar nos enganar. Mas, a Bíblia fala a verdade sobre Deus e gostaria de me ater a alguns versículos.


Eu Sou o Alfa e Ômega

(Ap1.8) – Deus é o princípio e o fim de todas as coisas. Ele era e para sempre será. Ele estava lá quando tudo fora formado, pois Ele mesmo é o Criador de tudo que foi feito. Isso deveria aplacar o nosso medo e nos dar segurança para esperar a Eternidade com fé e otimismo.

Eu Sou Fiel

(1 Coríntios 1.9) - Essa marca tão especial do caráter de Deus firma minha fé quando penso que as promessas ou palavras proféticas estão demorando para se cumprir em minha vida. Reconhecer que Deus continua sendo Fiel apesar das infidelidades alheias me enche de paz e alegria. Você já provou a fidelidade do Senhor em sua vida?

Eu Sou a sua força

(Êxodo 15.2) – Quem nunca se sentiu cansada, exausta em meio as lutas? Quando chegamos em nosso limite podemos até pensar que não vamos conseguir, mas aí nos lembramos de que Deus faz forte o cansado. Em meio a grande refrigério o Senhor renova nossas forças e nos faz voar como águias. Eu sou amor

(1 João 4. 10) – Essa é a maior expressão de Deus: Ser amor. Todos os atos de Deus são atos amorosos. Ele é amor em essência e a essência do amor. E, por qual motivo muitas vezes, ainda nos sentimos tão desprezadas? Ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho para nos salvar, apenas por amor. “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 1 João 1.10 Ele é a Verdade que liberta “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.31-32.


Conhecemos a Deus pela Palavra, quando nos relacionamos com Ele. E, pela experiência pessoal quando Ele se revela através das circunstâncias. As verdades Bíblicas descem da mente para o coração quando experimentamos em nosso dia a dia, quem Deus É. A Palavra deixa de ser apenas “letra” (2 Co 3.6) para se tornar verdade em nós. Então, nossa mente é renovada. (Rm 8.12).

Sua graça, seu amor, sua força, fidelidade e tantos outros aspectos de sua natureza nos sãos intensamente revelados e, por isso, Ele é Digno de nossa confiança. Quando o desconhecemos, não somos livres para andar na verdade. Mas, se prosseguirmos em permanecer Nele cresceremos no pleno conhecimento de Deus e daremos muitos frutos. Faça uma lista das referências Bíblicas do “Eu Sou” e reflita em que áreas dessa descrição você precisa crescer.


Por Nayla Cintra

4,560 visualizações14 comentários

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon