Servindo a Deus com seus dons


Todos nós nascemos com algo especifico e único vindo da parte de Deus. Acredito que antes mesmo de virmos a terra, o Senhor nos conheceu e colocou uma porção especial dentro de cada um de nós. Por isso, somos tão diferentes uns dos outros e temos peculiaridades, ou melhor, singularidades que nos difere e nos faz indivíduos tão intrigantes e ímpares. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes’’. Tiago 1:17


Agora o que tudo isso tem a ver com nossos dons e nosso serviço ao Senhor? Bem, para servimos a Deus com nossos dons precisamos mergulhar na nossa identidade. Você precisa antes de qualquer coisa descobrir aquilo de especial que só você faz no mundo. Porque acredite, isso existe!


Na igreja ou em qualquer outro lugar é comum observarmos pessoas se esforçando para fazerem algo ou servirem de uma maneira que não condiz com a identidade que o Senhor colocou nelas. No livro de Romanos, vemos a palavra de Deus sendo clara e objetiva quando o assunto é essa peculiaridade acerca dos dons: “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria’’. Rm12:6-8s


O dom pode ser aperfeiçoado, mas não se exige muito esforço para fazê-lo. O que eu quero dizer com isso é que primeiro, não existe dons melhores e piores, existe o ‘seu’ dom e ele tem valor, isso fala sobre aquilo que Deus deseja que você faça, por isso é tão importante não negligenciar esse tesouro.


E refletindo nisso podemos encontrar um terrível inimigo dos nossos dons, a comparação. Quando comparamos a nossa porção com a dos nossos irmãos, somos ingratos e infelizes, e isso faz com que nós não fluamos naquilo que o Senhor nos entregou. Passamos a nossa vida querendo nos adequar ao que julgamos ser melhor ou mais especial, quando tudo que Deus quer é que sejamos fiéis em multiplicar o que já é nosso. Essa parte me lembra da parábola dos talentos que pode muito bem se encaixar aqui.


O homem rico concedeu os seus bens ao cuidado de seus servos, entregando a cada um deles uma quantidade de talentos de ouro. Quando ele voltou de viagem, chamou seus servos para prestar contas, os dois primeiros haviam duplicado os talentos do patrão, mas, o terceiro servo havia enterrado o seu talento. Se você não conhece o fim da história, vale a pena conferir em Mateus 25. Um ponto muito interessante nessa passagem é que o ultimo servo foi castigado por não ter aumentado a sua porção. Mas você pode estar se perguntando, ‘’ué, mas ele não devolveu aquilo que ele tinha recebido, afinal de contas porque ele recebeu um castigo tão severo?’’


Peregrina, é responsabilidade sua o dom que você recebe de Deus e, acredite, você vai prestar contas disso, querendo ou não. O Senhor te entrega algo com uma finalidade especifica, nosso Deus é um excelente estrategista. Aquilo que você faz ninguém pode fazer igual, as pessoas que você vai alcançar, o som que você vai fazer ecoar no mundo ninguém pode imitar. Eu conheço alguns amigos que claramente possuem dons musicais e me impressiono com a facilidade que eles têm quando pegam algum instrumento ou soltam a voz, esse não é o meu caso, o meu dom é a escrita ou o encorajamento como lemos em Romanos 12.


O quê? Encorajamento é um dom? Claro que sim! Simpatia é um dom, mas bem que todo mundo poderia ter esse né?

Mas pensa comigo, existem pessoas que nos conquistam só com um olhar, não é mesmo? Sorridentes, atenciosas e gentis, você tem alguma dúvida que isso é um dom vindo diretamente de Jesus?


A questão é, existe algo em você que o Senhor colocou, único, poderoso e que deve ser levado a sério. Se você ainda não sabe o que é, não hesite em questionar Jesus quando estiver falando com Ele, você vai obter resposta.

E nunca se esqueça: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa, fazei tudo para gloria de Deus”. 1Corintios 10:31


Por Marjorie Aleixo




618 visualizações

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon