Só serei feliz se eu tiver alguém?

“Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens. Irmãos, cada um deve permanecer diante de Deus na condição em que foi chamado”

– 1Cor. 7. 23-24


Você já deve ter ouvido alguém dizer que só será feliz quando se casar. Talvez, você tenha sido a pessoa que disse isso. Mas quero te levar a refletir sobre essa passagem escrita por Paulo aos coríntios. Se você cresceu em uma igreja, provavelmente já ouviu alguma pregação aos jovens solteiros pautada em 1 Coríntios 7, uma passagem em que o apóstolo fala [quase exclusivamente] acerca do casamento e da solteirice.

Ao tratar do tema, ele aconselha pessoas casadas, mas também usa seu próprio exemplo ao falar com os solteiros. No versículo 28, o autor da carta diz:


“Mas, se vier a casar-se, não comete pecado; e, se uma virgem se casar, também não comete pecado. Mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida, e eu gostaria de poupá-los disso.


Para entender melhor o que Paulo quis dizer, temos que entender o que é essa felicidade que tanto buscamos. Antes de mais nada, tenha em mente que a felicidade é um estado, é um sentimento da alma - e nós sabemos que sentimentos vem e vão. Assim é a felicidade, ninguém é feliz o tempo todo e isso faz parte da vida!


Sabendo disso, fica mais fácil compreender que não encontraremos felicidade em um relacionamento, pois até mesmo as pessoas que amamos não são perfeitas, e elas também não são as responsáveis por nos trazer felicidade a todo instante. Quando entendemos isso, automaticamente enxergamos que não seremos felizes só quando estivermos em um relacionamento, e é aqui que voltamos a falar sobre o que o apóstolo Paulo escreveu.


Em um relacionamento, nós enfrentaremos muitas dificuldades - isso é fato. Por isso, é preciso estar preparado para lidar com tais problemas. Só estaremos aptos a lidar com essas dificuldades e defeitos do outro quando não esperarmos que a felicidade venha do nosso (a) parceiro (a), mas sim do nosso Deus Pai.


Não quero te dar uma visão negativa de relacionamentos, mas quero te levar a entender que buscar a felicidade apenas em uma relação terrena e falha vai te fazer escravo de seres humanos - como diz o primeiro versículo citado nesse texto. Mas Jesus já te libertou, e além da liberdade, Ele te perdoa, te fortalece e te dá alegria.


Você pode até ter muitos momentos felizes ao lado de quem ama, mas a verdadeira alegria você só encontra em Jesus. Por isso, peregrina, antes de pensar que o relacionamento te completará e te trará felicidade, lembre-se de que isso acontece quando, antes de tudo, temos um relacionamento com Deus.


Deus é perfeito e Ele nunca nos desaponta. Ao lado dele, teremos alegria em meio às dificuldades e, por meio Dele, somos capazes de proporcionar momentos felizes àqueles que amamos. Se você está solteiro (a), saiba que está no momento ideal para se preencher do relacionamento com Deus. Se você está casado (a), saiba que está no momento ideal para fazer o mesmo. Se preencha da alegria em Deus e deixe que isso transborde em seu [futuro] relacionamento.


Por Isabela Narente








488 visualizações

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon