Dia 14: Estou pronta para recomeçar?

Atualizado: Jun 18

Você já planejou algo e o fim não foi bem como você esperava?

Você já passou pela experiência de investir em algo ou em alguém, e simplesmente, parecer que deu tudo errado?

Se isso já aconteceu com você, deixa eu te contar: isso também já aconteceu com Pedro. Quero te convidar a ler o texto de João 21: 1-19 e aprender com ele sobre recomeçar! Vamos nessa?!


Pedro decidiu voltar a pescar após a morte de Jesus (Jo. 21. 3). Imagine comigo a frustação de Pedro neste momento. Após ter deixado tudo para seguir Jesus (Mc. 1.16), vivenciar milagres, prodígios e maravilhas, e de ter ouvido as palavras de vida eterna do próprio Cristo (Jo. 6:68), o que aconteceu? Pedro viu Jesus ser preso, machucado e ferido até a morte, e a pior de todas as mortes, a morte de cruz (Gl. 3:13). O coração de Pedro, certamente, deve ter ficado despedaçado, seus planos frustrados, suas esperanças desfalecidas. Diante de um aparente fim, qual a atitude de Pedro? Ele voltou a pescar; retornou para aquilo que ele fazia antes, que lhe trazia segurança em meio ao caos que ele estava vivendo.


Talvez, assim como Pedro, você teve um encontro com Jesus, onde Ele te chamou para segui-lo. Neste momento você arriscou tudo, acreditou em sua palavra, deixou o que estava fazendo, colocou sua conta em risco, e decidiu trilhar o caminho que ele te direcionou. Contudo, nessa jornada, de repente, você se deparou com situações que te levaram a sentir-se perdido, confuso ou até mesmo frustrado. Parece que você chegou ao fim de si mesmo, não é? Tenho uma boa notícia para você: quando andamos com Jesus, quando tudo parece o fim, o fim se torna o (re)começo (Mt. 16:25). Chegou a hora de recomeçar!


Essa é uma revelação do plano redentivo de Deus para nossas vidas (Cl 1:14). A morte de Jesus para muitos pareceu o fim, mas a verdade é que, morte nunca foi capaz de detê-lo (Ef. 1:20-23). Depois de sua morte, veio a ressurreição e como diz a canção: “porque Ele vive, posso crer no amanhã!”. Aleluia! É isso mesmo, não acabou!


Após a morte de Jesus, Pedro voltou para o mar de Tiberíades, conhecido como mar da Galileia ou lago de Genesaré. Pedro voltou a pescar pois era o que ele sabia fazer; talvez era o que, naquele momento, lhe trazia segurança, apesar da sensação de que tudo estava retrocedendo. Já aconteceu algo semelhante com você? Depois de passar por situações de frustação, desilusão ou decepção, tudo que você queria era achar algo em que se sentisse seguro, não é? Mas, não existe nada que possa te dar mais segurança do que seguir a Jesus e acreditar em suas palavras.


Uma revelação por trás desse texto é que ao voltar para o Tiberíades, Pedro voltou exatamente para o mesmo lugar onde ele havia encontrado Jesus, e o que podemos aprender aqui é que: quando nos sentimos inseguros, aflitos ou cansados, é hora retornar para lugar onde encontramos com Jesus. Relembrar suas palavras, suas promessas, sua aliança. Quando estamos cansados e sobrecarregados, em vez de desistir, o segredo é correr para Jesus e descansar (Mt 11:28). Pedro havia pisado na bola, ele tinha negado Jesus, imagine que talvez ele estivesse pensando “eu errei e não tem mais jeito”; “eu entendi tudo errado”. Contudo, Jesus vem ao seu encontro, exatamente no mesmo lugar, para relembrar quem Ele era, o que Ele havia prometido, e o propósito a qual ele chamou Pedro: apascentar as suas ovelhas (“ser pescador de homens – Mc 1.16).


Por fim, mais um ponto importante sobre recomeçar é que Pedro não andava sozinho, mas com outros discípulos que também ouviram o chamado de Jesus. O interessante aqui é que, de acordo com o texto, nenhum dos discípulos ousou perguntar quem era Jesus, pois todos sabiam que era Ele. Lembre-se então que, ao recomeçar, é imprescindível que você ande com aqueles que reconhecem quem é Jesus, e conhecem o seu chamado. Esteja perto daqueles que te ajudam a viver o propósito de Deus para sua vida e creia, o fim é só o começo.

E então, você está pronta para recomeçar?

Dicas para recomeçar:

1) No seu tempo de oração, peça para o Espirito Santo (re)lembrar as palavras e promessas que Jesus já te fez;

2) Ouça a canção “Por que Ele vive”;

3) Faça uma lista com nome das pessoas que te ajudam a reconhecer Jesus e seu chamado. Essas são as pessoas que você pode contar para recomeçar!


Por Carolina Martins

191 visualizações1 comentário

© GAROTAS PEREGRINAS since 2018

Designed by Mariana Baroni

  • Preto Ícone Spotify
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon